Os Games e a Odontologia

Gamificação é utilizar a inteligência e as técnicas dos jogos em outros contextos. Hoje a gamificação é uma tendência em diversas esferas do consumo e já faz parte de praticamente tudo a nossa volta, e lógico a odontologia não poderia ficar para traz.

Estudos indicam que aprender brincando é muito mais eficiente e o poder de fixação do conteúdo muito mais perene. Usar o poder que os games exercem principalmente em crianças e adolescentes para fixar conhecimento e principalmente para aproximar os pequenos da odontologia é uma estratégia extremamente eficaz. A grande tendência é de tudo se tornar cada vez mais uma coisa só. O grande segredo é inserir o conteúdo conectado a uma brincadeira, é o conteúdo coexistir com a brincadeira, pois apesar do principal objetivo ser a diversão por si só, a mensagem passada durante a diversão pode fixar beneficamente na realidade das crianças.

Essa estratégia na gamificação é vencedora por conseguir construir pontes que potencializem a diversão e qualidade de conteúdos para crianças, fazendo a incrível ligação do mundo físico com o digital. A inovação esta em passar uma mensagem adequada e divertida que gere interação benéfica para as pessoas, indo além do universo infantil, com os pais sentindo vontade de participar dos games junto com os filhos, com a sensação de segurança de que poderiam deixar os filhos jogando horas do game, tão boa é a mensagem que o game esta passando através da diversão. Podemos citar a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, que assim como a gamificação, são outras tecnologias que buscam a conexão direta ou indireta com realidade, interagindo com brinquedos, por exemplo. As crianças querem que seu mundo seja conectado, que ela consiga interagir com os seus personagens queridos em todas as mídias de forma integrada. Agora imagine se um game em que a criança possa se divertir e contar com o dentista como um aliado, sentido o dentista participando de atividades agradáveis do seu dia a dia. Este é um dos exemplos de atuação do poder da gamificação diretamente na odontologia. Também vemos uma série de livros interativos que o boneco de pelúcia interage com os livros e um aplicativo Dino Mundi ( sucesso de vendas no Brasil) onde as crianças através de cartas conseguem dar vida a dinossauros a tecnologia da realidade aumentada.

Esses projetos demonstram a forte tendência dos brinquedos se tornarem multiplataforma e interativos. Acredito que a maior tendência é o criar universos 360º para as crianças. Onde ela possa transitar de uma mídia para outra a qualquer momento, e perceber que as pessoas que ela interagem no mundo físico também estão presentes como seus parceiros no mundo digital. As crianças querem que seu mundo seja conectado, que ela consiga interagir com os seus personagens queridos em todas as mídias e de forma integrada. Ao transpor a vida real, seja uma pessoa ou um brinquedo, para o mundo digital, aumentam as possibilidades de se criar novas formas de engajamento dos pacientes na odontologia, e igualmente novas fontes de remuneração para os consultórios, que é o papel de qualquer inovação e faz com que muitas vezes os games digitais possam ser explorado para aumentar a aproximação com os pacientes e pro consequência gerar novas e recorrentes receitas.

 

Foto do Dr Patrick Palhano

Patrick Palhano

Atua como clínico há 13 anos, com experiência no serviço público, mas principalmente na clínica privada em atividades de implante, cirurgia oral menor e enxertos ósseos. Também desempenha atividades de docência a mais de 9 anos na pós graduação inclusive com participação no desenvolvimento de técnicas rápidas de enxerto ósseo, recebendo prêmios no Brasil e proferindo palestras na Europa sobre o tema. Além de participar de pesquisas clínicas inovadoras desde os tempos da graduação, é um apaixonado por tecnologia, e desde 2013 desenvolve e trabalha com inovação em tecnologia para odontologia, tendo como parceiros o Centro de Tecnologia e Inovação do SENAI,  Fundações de Pesquisa e Inovação e Institutos de Pós-graduação, tendo desenvolvido mais de 3 aplicativos, 2 sistemas embarcados, 1 Market Place, 1 game, 2 produtos digitais, dentre outros projetos que inclusive já foram premiados pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Especialista e Mestre em Implantodontia,e também Especialista em Odontologia do Trabalho, o viés tecnológico foi aflorado após o MBA em Gestão Empresarial que cursou na Fundação Getúlio Vargas.