Tecnologia de comunicação com pacientes ou tecnologia de procedimento?

E-mail, Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter,… escolha o canal de comunicação com pacientes que mais agradar!

As tecnologias nunca evoluíram tão rápido, está difícil de acompanhar. As tecnologias de comunicação especialmente, não param de mudar a cada dia.

A pergunta a ser respondida é:

Você sabe usar bem, pelo menos uma desses canais eletrônicos de comunicação com seus pacientes?

Ou você ainda se comunica com seus pacientes à moda antiga?

O dia-a-dia do consultório, atendimento aos pacientes, os cursos para aprender a desenvolver as melhores técnicas, etc, etc… tudo isso torna cada vez mais difícil de acompanhar toda esta evolução tecnológica e avaliar se sua comunicação realmente funciona.

Essa evolução pode ser a chave para que essa comunicação com pacientes funcione eficientemente e até, para atrair novo pacientes.

Conquistar e manter pacientes deixou de ser apenas uma questão técnica, ou seja, deixou de estar relacionado ao procedimento que você faz ser bom ou não.

Realizar um procedimento bom, com as melhores técnicas e os melhores produtos é a condição básica hoje em dia.

A diferença é que no passado, isso já era suficiente para garantir o seu sucesso, hoje, já não é mais uma verdade muito menos uma garantia.

Hoje, além de um conhecer bons procedimentos, precisamos conhecer sobre gestão e marketing, precisamos estar atualizados sobre as tecnologias que os nossos pacientes estão usando, que eles se interessam e usam para se comunicar.

Isso significa estar atualizado com o mundo digital, afinal este é o mundo que as pessoas estão vivendo hoje.

Comunicação com Pacientes do Novo Mundo

 

Imagem que representa a comuncação com pacientes no novo mundo digital

 

Se você tem preconceito e pensa que só os jovens e adultos de meia idade estão neste mundo, eu te desafio a tentar encontrar avós que não estejam vendo as fotos dos seus netos pelo whatsapp ou, muitas vezes, até através de outras tecnologias até mais sofisticadas.

Um dos objetivos do clube do dentista é oportunizar que você esteja integrado a este mundo atual, sem ter que conhecer tecnologia a fundo.

O clube do dentista nasce dentro desse mundo digital, com este DNA tecnológico. Por isso, ele traz recursos que permitem que você fique atualizado e, principalmente, que o seu paciente veja você como um profissional atualizado.

Todos os cursos de gestão e marketing, falam que o paciente não entende se o procedimento é bom ou não, se a marca é boa ou não.. o que eles percebem é se a recepção é bonita, é o banheiro é bom e…

…nos dias de hoje, isso também inclui o mundo digital.

Se você tem conteúdos digitais, se você tem áreas de relacionamento digital, ou se você tem aplicativo por exemplo. Por mais que o paciente não use o app em um primeiro momento, você está ofertando isso à ele, você esta entrando no mundo dele, e ele vai dizer para os outros: NOSSA o meu dentista é atualizado, tem até um app ;).

Essa é a percepção que o paciente tem.

Este é mais um dos maiores benefícios que as tecnologias digitais nos trouxerem:

Tornar muito mais próxima e tangível a comunicação e a percepção de qualidade para os nossos pacientes. Você sabe como tirar vantagem disso?


Foto do Dr Patrick Palhano

Dr. Patrick Palhano
Membro Fundador do Clube do Dentista